INTRODUÇÃO
É de responsabilidade dos participantes do Desafio 24h de ciclismo ler cuidadosamente este regulamento, e esclarecer quaisquer dúvidas durante o simpósio técnico antes da prova. O não cumprimento de qualquer regra deste regulamento por qualquer pessoa envolvida no evento, atleta ou staff, será devidamente punido e/ou desclassificado.
A idade mínima para participar do Desafio 24h é 16 anos para equipes de 4 e 6 participantes; e 18 anos para as categorias solo e duplas - completos no dia do evento. Menores de 18 anos deverão apresentar autorização por escrito dos pais ou responsável.
TEMPO E CONTAGEM OFICIAL DA PROVA
O cronômetro da prova será acionado na largada e não será desligado até a vigésima quarta hora completa, salvo quando pré-determinado pela organização e/ou por motivos de força maior, quando julgados pela organização.
As voltas realizadas por cada equipe somente serão contadas se forem percorridas completamente pelo ciclista. Haverá postos de controle ao longo do percurso.
Ao término de 24:00’00” horas, a equipe que tiver concluído o maior número de voltas de sua categoria, será considerada vencedora. No caso de duas ou mais equipes dentro da mesma categoria possuírem o mesmo número de voltas completas, será válida a ordem de chegada dos respectivos ciclistas na primeira passagem pela linha de chegada, após o término das 24 horas.
REGRAS PARA OS CICLISTAS
1. Todo competidor deve ser autônomo, não é permitido qualquer tipo de apoio dentro do percurso, exceto por pessoas da organização.
2. Qualquer atleta progredir no percurso desacompanhado de uma bicicleta, ou dentro de algum veículo, oficial ou não, está sujeito à imediata desclassificação, salvo em ocasiões especiais e de extrema necessidade, desde que aprovadas pelo diretor de prova e/ou membro da equipe organizadora. Neste caso o atleta deverá ser transportado de volta ao exato local onde parou, para que possa voltar à prova.
3. Caso um atleta saia do percurso oficial da prova, por qualquer motivo, o atleta pode ser transportado de volta ao local onde deixou o percurso, então continuar a pedalar. Se o erro for cometido por responsabilidade do ciclista, não haverá compensação de tempo. Caso o erro tenha sido causado pela organização (erro de orientação, ambigüidade de informações), o ciclista ou equipe será compensada de acordo. Entende - se por ambigüidade de informações aquelas em que haja incidência de dupla interpretação, se um número significativo de atletas assim o fizer, no trecho e/ou ocasião em particular.
4. Todo atleta deverá seguir obrigatoriamente pelo percurso que será amplamente divulgado pelos organizadores, dentro das normas do Código Nacional de Trânsito.
5. Atletas deverão utilizar um capacete próprio e aprovado pela organização do evento, afivelado, durante todo o percurso.
6. Os atletas deverão ter seus números de competição visíveis nos locais pré-determinados, o tempo todo.
7. As roupas utilizadas deverão ser apropriadas para a prática do ciclismo, porém a organização e reserva o direito de estar vetando qualquer tipo de roupa e/ou acessório que julgue inadequados pela falta de bom gosto ou apresentar um desenho ou palavras inadequadas. O atleta não poderá sob nenhuma hipótese competir com o torso descoberto ou nu.
8. A organização se reserva ao direito de vetar qualquer forma de divulgação, promoção, exibição de marcas e/ou logotipos de organizações, produtos e empresas que entrem em conflito com os interesses da organização do evento ou dos atuais patrocinadores e apoiadores do Desafio 24h. Se a equipe/solo tiver qualquer dúvida, consulte previamente a organização.
9. CONTINGÊNCIAS
Uma contingência do Desafio 24h significa uma conjuntura de eventos não planejados e/ou previstos. A organização do evento não pode ser responsabilizada por contingências que possam ocorrer, portanto não haverá compensações, correções e/ou deduções de tempo ao tempo total do ciclista/equipe.
Contingências incluem acidentes, congestionamentos, tempestades, ventos e outras ações da natureza, desvios, construções, obras e qualquer outro acontecimento semelhante.
10. O atleta não poderá receber nenhum tipo de empurrão ou puxada feitos por outra pessoa ou veículo. Porém, colegas de equipe podem puxar e/ou empurrar seu companheiro (ex. durante uma transição/revezamento). Não é permitido um atleta rebocar seu colega de equipe através de qualquer meio, que não as próprias mãos ou outra parte do corpo (ex. proibido amarrar uma corda nas duas bicicletas e prosseguir rebocando o outro).
11. O atleta pode finalizar a volta em curso com um pneu furado ou qualquer outro tipo de avaria, desde que a organização não julgue perigoso para o próprio ciclista ou qualquer outra pessoa durante o percurso. Neste caso o ciclista deverá desmontar e prosseguir carregando ou caminhando com sua bicicleta até que ela seja reparada ou substituída.
12. O atleta poderá prosseguir a pé pelo percurso do Desafio 24h, desde que sua bicicleta esteja presente (carregada, arrastada ou empurrada). Um atleta separado de sua bicicleta está proibido de prosseguir através do percurso da prova.
13. Um atleta não pode interferir e/ou impedir a progressão de outro atleta, sob hipótese de desclassificação.
14. Não é permitido pegar vácuo de qualquer veículo motorizado. Entende-se por pegar vácuo permanecer intencionalmente ou não há 5 metros ou menos atrás, 3 metros ou menos ao lado, de um veículo motorizado, por mais de 15 segundos. Esta regra será desprezada onde haja um grande fluxo de veículos no percurso, desde que as condições ofereçam um mínimo de segurança ao ciclista. ESTA REGRA DEVERÁ SER OBSERVADA, sob risco de desclassificação.
15. Os atletas devem obedecer e respeitar todas as regras e sinalizações de trânsito.
16. É proibido aos atletas enquanto pedalando (em movimento) estarem conectados a fios elétricos, tubos de oxigênio, a veículos e/ou pessoas. Receber qualquer tipo de assistência médica ou técnica contínua de veículos e/ou pessoas, também fica proibido.
17. A utilização de fones de ouvido para rádios, tocadores de música e telefones somente é permitida no ouvido direito. O fone da esquerda deve estar devidamente isolado (embrulhado, encapado) e guardado.
18. Andar lado a lado com um veículo da organização intencionalmente com maior freqüência, ou por períodos maiores que o necessário para questionamentos e/ou esclarecimentos, é proibido.
19. Os atletas deverão parar momentaneamente sempre que solicitados pela organização do evento para exames antidoping ou para fornecer entrevistas à imprensa oficial do evento. O tempo de cada parada será descontado ou aplicado a todas as equipes da mesma maneira.
20. As equipes devem estar acessíveis às equipes de filmagem durante o decorrer da prova. Porém o vácuo intencional de uma câmera de filmagem posicionada em um veículo é proibido, sob pena de desclassificação.
21. Embora não haja tempo limite para um atleta pedalar sem parar durante o percurso, caberá à organização impor uma parada imediata, seguida de um descanso obrigatório de 1 hora fora da bicicleta a qualquer ciclista que estiver apresentando sintomas de exaustão física e/ou privação do sono.
CASO UM CICLISTA CAIA DA BICICLETA, ESTEJA INCAPACITADO DE PEDALAR EM LINHA RETA, CRUZE SUBITAMENTE E INVOLUNTARIAMENTE A RUA/ESTRADA OU COLOQUE EM RISCO A VIDA OU INTEGRIDADE FÍSICA PRÓPRIA OU DE TERCEIROS, UMA PARADA OBRIGATÓRIA SERÁ IMPOSTA SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO.
REGRAS PARA AS EQUIPES/SOLOS
As regras dos ciclistas se aplicam a todos, onde cabível, porém há certas regras específicas para as equipes e ciclistas solo:
1. A equipes são definidas por 2,4, ou 6 ciclistas, que podem ser todos homens, todas mulheres ou compostas por pessoas de ambos os sexos.
Toda equipe com ao menos uma pessoa do sexo oposto será considerada mista, portanto enquadrada nessa categoria
2. Fica pré determinado que cada ciclista pedalará uma quantidade mínima de voltas, de acordo com a sua categoria, independente do sexo, conforme segue (válido somente para a prova de 24 horas - não há numero de voltas mínimas para a categoria 12 horas):
Solo: 25 voltas (325km)
Duplas: 15 voltas cada ciclista (195km)
Quartetos: 10 voltas cada ciclista (130km)
Sextetos: 6 voltas cada ciclista (78km)
As equipes que não cumprirem o número mínimo de voltas estabelecido para cada ciclista será desclassificada, poderá porém, concluir a prova.
3. As equipes devem percorrer o percurso proposto pelo Desafio 24h sob a forma de revezamento, nas proporções mínimas especificadas, de acordo com o seu próprio critério, salvo em situações de emergência ou contingência. As equipes que optarem podem parar por qualquer motivo (ex. descanso, problemas mecânicos, etc.), porém se não tiverem a intenção de retornarem à competição, deverão comunicar o diretor da prova.
As equipes que abandonarem a competição sem comunicar o Diretor Técnico estarão impedidas de participar de futuras edições.
4. Os ciclistas de uma mesma equipe serão identificados pelo mesmo número de competição.
5. Dois ou mais ciclistas de uma mesma equipe poderão pedalar juntos e se beneficiar do vácuo, salvo quando determinado pela organização.
6. No caso de dois ou mais ciclistas de mesma equipe iniciarem a volta, todos deverão obrigatoriamente pedalar todo o percurso e terminar juntos a volta, para que esta seja contabilizada.
7. Para concluir oficialmente o Desafio 24h, as equipes necessitam de apenas um ciclista. Caso um ou mais integrantes de uma equipe se acidente ou fique impossibilitado de continuar na prova, ele não poderá ser substituído. Neste caso o número mínimo de voltas estabelecido será revisto pela organização.
A categoria na qual a equipe se inscreve será a mesma à qual ela será classificada, não importando a quantidade de ciclistas que permanecerem até a conclusão de evento.
8. Caso um dos ciclistas de uma equipe não apresente condições temporárias de prosseguir na competição, ele poderá se ausentar para o tratamento, desde que com o conhecimento da organização. No caso de problemas físicos ou psicológicos, o atleta poderá ser avaliado pelo médico da prova.
9. Andar em grupo (pelotão) é uma atividade que requer habilidade e destreza. A organização do evento julga a atividade perigosa, portanto o impedimento temporário de uma situação de pelotão (vácuo) poderá ser imposta pela organização, sob as seguintes circunstâncias:
A. Um dos ciclistas cai em decorrência do toque entre rodas ou por algum objeto ou buraco na estrada.
B. A formação do pelotão causa congestionamento ou atrapalha o trânsito no local, que podem ser remediados por outras formas de se pedalar (ex. fila indiana)
C. Qualquer tipo de conduta que possa colocar em risco os ciclistas e/ou terceiros (ex. utilização do clip-on)
POR MOTIVOS DE SEGURANÇA FICA PROIBIDO A QUALQUER CICLISTA, DENTRO DA ZONA DE VÁCUO UTILIZAR O CLIP-ON, SUJEITO À PENALIZAÇÃO E/OU DESCLASSIFICAÇÃO.
10. Cada equipe deverá decidir o ritmo e à forma de conduzir o seu pelotão, desde que respeitando as regras do evento, Código Nacional de Trânsito, integridade física dos integrantes da equipe, outros competidores e de terceiros.
A organização do evento poderá interferir na forma de progressão do pelotão desde que julgue necessário (ex. formação perigosa).
11. Qualquer penalidade aplicada a um atleta, será extensiva à equipe inteira.
12. Uma vez que o objetivo do Desafio 24h é percorrer em forma de revezamento, a máxima distância dentro das vinte e quatro horas da prova, as trocas entre os ciclistas deverão acontecer sempre paradas, nas seguintes formas:
A. O dois ciclistas devem estar parados, com um dos pés no chão, para efetuar o passe do chip eletrônico, dentro da área estabelecida.
B. Em pelotão (mais de um atleta), todos devem estar parados, com um dos pés no chão, para que o chip seja passado e então o(s) ciclista(s) possam iniciar sua volta.
Uma troca feita em movimento será penalizada com a exclusão de um volta no total de voltas daquela equipe/solo; mesmo que posteriormente ao momento da infração, sem a necessidade de aviso prévio.
TODAS AS TROCAS DEVEM SER FEITAS DE MANEIRA SEGURA, SOB PENA DE ADVERTÊNCIA E/OU DESCLASSIFICAÇÃO IMPOSTA PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO.
13. Durante todo o percurso, é obrigação dos ciclistas pedalarem no acostamento do lado direito da estrada e/ou na faixa da direita, sempre.
É TERMINANTEMENTE PROIBIDO AOS CICLISTAS PEDALAREM NA FAIXA OU LADO ESQUERDO DAS RUAS/ ESTRADAS.
14. Fica proibido aos ciclistas xingar, agredir verbal e fisicamente, atentar contra o pudor ou agir de forma antiesportiva com qualquer pessoa, ligada ao evento ou não, em qualquer momento durante o evento, sob pena de advertência e/ou exclusão.
REGRAS PARA OS STAFFS
A pessoa de apoio ou staff é a pessoa que ativamente auxilia as equipes, os ciclistas, e os outros staffs de uma forma contínua durante o evento. Apesar de não ser obrigatório, é extremamente aconselhável possuir equipe de apoio (duas ou mais pessoas).
1. É obrigação de todos os staffs conhecer as regras e regulamentações do Desafio 24h.
2. A organização não pode se responsabilizar pelas atitudes dos staffs, apenas orientá-los; porém no caso de má conduta, caberá à organização adverti-los e/ou excluí-los da arena a qualquer hora.
3. Será designado pela própria equipe um staff que a representará exclusivamente perante a organização para esclarecer dúvidas, sugerir, reportar problemas ou qualquer outra informação à organização do evento.
No caso da não disponibilidade de um staff, caberá ao ciclista capitão tal função.
4. É responsabilidade dos staffs fornecer todo apoio necessário aos atletas de sua equipe.
5. Fica proibido a qualquer staff dar informações erradas a qualquer outro staff e/ou atleta.
6. Nenhum staff, ciclista, membro da organização, imprensa ou pessoa ligada de alguma forma ao evento, pode consumir qualquer tipo de bebida alcoólica, drogas ou outras substâncias controladas, inclusive maconha, durante a prova.
7. Se um staff deliberadamente violar ou tentar violar qualquer umas das regras com o intuito de auxiliar ou favorecer um atleta e/ou equipe, outros staffs têm a obrigação de deter aquele staff e corrigir a violação. Se o staff insistir em violar alguma regra, por qualquer razão, os outros staffs devem imediatamente reportar o problema à organização do evento. No caso da maioria dos staffs de uma mesma equipe estar violando as regras, um staff, um atleta ou outra pessoa ligada ao evento deverá reportar o problema à organização imediatamente. O staff que insistir em violar alguma regra será convidado a deixar a arena.
Os staffs têm a obrigação moral com as regras tanto quanto os atletas.
8. É obrigação dos próprios staffs e/ou ciclistas certificar-se de que outros staffs estão seguindo as determinações da organização do evento.
9. É obrigação do próprio staff se hidratar, alimentar, descansar e cuidar da sua saúde, e integridade física.
10. Veículos de apoio ao longo do percurso são proibidos.
11. A segurança dos atletas, staff, membros da organização e pessoas ao longo do percurso deve ser a única preocupação para qualquer um ligado ao evento. No caso de qualquer emergência onde uma vida humana esteja em risco, todas atenções devem ser direcionadas à pessoa. Caso uma ou mais equipes, percam tempo auxiliando em uma situação de emergência, o diretor da prova determinará o ajuste correto em decorrência da perda de tempo. Se for verificado que a situação não era de emergência, não haverá ajustes de tempo para a(s) equipe(s).
12. Fica proibido aos staffs e pessoas ligadas ao evento xingar, agredir verbal e fisicamente, atentar contra o pudor ou agir de forma antiesportiva com qualquer pessoa, ligada ao evento ou não, em qualquer momento durante o evento, sob pena de advertência e/ou exclusão.
DURANTE A NOITE
1. Estejam alerta para sinais de fadiga extrema por falta de sono. Pedalar durante a noite requer muita atenção, nossas estradas são muito perigosas e à noite os veículos abusam na velocidade e imprudências. Portanto ao menor sintoma de sono extremo, o ciclista deverá descansar ou ser substituído imediatamente. À noite os ciclistas devem ter sua atenção redobrada, principalmente nos cruzamentos e durante as trocas. É obrigação dos próprios ciclistas estarem alerta e avisar aos outros ciclistas à frente sobre um eventual perigo (ex. veículo parado, animal na pista, caminhão em alta velocidade ou trafegando muito próximo do acostamento). Pedalar à noite requer reações mais rápidas uma vez que a visão é limitada ao facho de luz da bicicleta, portanto os ciclistas devem estar preparados para enfrentar turnos à noite, cumprindo com seus turnos de descanso.
2. É obrigação dos ciclistas interferir o menos possível no fluxo das estradas e vias públicas. Portanto atenção quando não houver acostamento para não bloquear a passagem dos demais veículos. Haja com prudência e atenção, visando sua própria segurança e de terceiros ao longo do percurso.
3. Durante a noite, a partir das 17:30 horas até as 05:30 horas, as bicicletas devem obrigatoriamente estar equipadas com uma luz frontal (visível a no mínimo 100 metros de distância) de funcionamento contínuo (não estroboscópica), e uma luz traseira contínua (não estroboscópica), de cor vermelha, visível a uma distância mínima de 150 metros, em funcionamento, que seja aprovada pela organização, durante todo o percurso.
É obrigação das equipes se certificar de que as luzes estejam funcionando, durante todo o percurso.
4. Durante a noite também é recomendável aos ciclistas utilizarem um colete refletivo, colocado sobre o dorso, durante todo o percurso.
5. Na eventualidade de uma parada ou queda, O CICLISTA DEVE O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL DEIXAR A PISTA.
PENALIDADES
As regras aqui estabelecidas visam a integridade das pessoas envolvidas, o bom andamento da prova e o convívio harmonioso entre todos, para a conclusão do evento com a máxima segurança.
Qualquer ciclista, staff, membro da organização ou pessoa envolvida no evento que violar ou tentar violar uma ou mais regras aqui propostas, estará sujeito às penalidades.
1. O diretor de prova tem a autoridade para advertir ou mesmo excluir qualquer pessoa do evento.
2. Qualquer violação cometida por um ciclista e/ou staff, será extensiva à sua equipe.
3. Caberá ao diretor de prova decidir se a infração ou tentativa deverá ser punida com uma advertência, penalidade ou exclusão.
4. Serão toleradas no máximo 3 advertências, infrações ou tentativas por equipe; na quarta a equipe será excluída.
5. Fica estabelecido que as penalidades serão aplicadas na forma do cancelamento de voltas, e poderão ser cumulativas.
A retirada de uma ou mais voltas poderá ocorrer sem que nenhuma advertência tenha sido aplicada.
6. A organização avisará ao ciclista ou staff capitão assim que a penalidade for aplicada à equipe.
7. Não haverá penalidades de tempo.
8. Infrações consideradas graves e/ou gravíssimas, em especial as que envolvem a segurança de qualquer pessoa ligada ao evento e/ ou terceiros, poderão ser punidas com a exclusão da equipe do infrator. A organização não se responsabilizará pela equipe excluída. Fica proibido à equipe excluída acompanhar de qualquer forma o decorrer do evento, mesmo que por seus próprios meios.
9. Como as situações em um evento deste porte são inúmeras, a organização da prova se guarda o direito de estar criando novas regras e penalidades. Pode ainda cancelar algumas regras e penalidades aqui descritas, se necessário, antes ou durante a prova, somente sob extrema necessidade onde a situação em questão não fora prevista nestas regras.
BICICLETAS
1. Bicicletas precisam possuir 2 rodas, ser movidas exclusivamente pela força humana.
Motores ou outros meios de propulsão não serão permitidos.
2. O comprimento máximo permitido é de 2,10 metros; a largura máxima é de 75 cm. Uma bicicleta de competição padrão ou uma bicicleta estilo reclinada estão dentro destas medidas.
3. Será permitido aos ciclistas utilizar mais de uma bicicleta. Poderão ser levadas partes sobressalentes durante o percurso.
4. Rodas fechadas, aerodinâmicas, com raios de composite e coberturas são permitidas. Não serão permitidos pesos instalados em rodas lenticulares.
6. O Desafio 24h se reserva ao direito de vetar qualquer equipamento e/ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento.
POLÍCIA
O Desafio 24h acontecerá em estradas, avenidas e ruas públicas, e a organização recebeu autorização para utilizá-las.
Nada nas regras do Desafio 24h anula ou supera a autoridade da polícia local, militar e rodoviária federal.
No caso do atleta ser parado por um oficial, explique o que está acontecendo e comunique a organização da prova imediatamente.
Boa sorte a todos !
É de responsabilidade dos participantes do Desafio 24h de ciclismo ler cuidadosamente este regulamento, e esclarecer quaisquer dúvidas durante o simpósio técnico antes da prova. O não cumprimento de qualquer regra deste regulamento por qualquer pessoa envolvida no evento, atleta ou staff, será devidamente punido e/ou desclassificado.
A idade mínima para participar do Desafio 24h é 16 anos para equipes de 4 e 6 participantes; e 18 anos para as categorias solo e duplas - completos no dia do evento. Menores de 18 anos deverão apresentar autorização por escrito dos pais ou responsável.
TEMPO E CONTAGEM OFICIAL DA PROVA
O cronômetro da prova será acionado na largada e não será desligado até a vigésima quarta hora completa, salvo quando pré-determinado pela organização e/ou por motivos de força maior, quando julgados pela organização.
As voltas realizadas por cada equipe somente serão contadas se forem percorridas completamente pelo ciclista. Haverá postos de controle ao longo do percurso.
Ao término de 24:00’00” horas, a equipe que tiver concluído o maior número de voltas de sua categoria, será considerada vencedora. No caso de duas ou mais equipes dentro da mesma categoria possuírem o mesmo número de voltas completas, será válida a ordem de chegada dos respectivos ciclistas na primeira passagem pela linha de chegada, após o término das 24 horas.
REGRAS PARA OS CICLISTAS
1. Todo competidor deve ser autônomo, não é permitido qualquer tipo de apoio dentro do percurso, exceto por pessoas da organização.
2. Qualquer atleta progredir no percurso desacompanhado de uma bicicleta, ou dentro de algum veículo, oficial ou não, está sujeito à imediata desclassificação, salvo em ocasiões especiais e de extrema necessidade, desde que aprovadas pelo diretor de prova e/ou membro da equipe organizadora. Neste caso o atleta deverá ser transportado de volta ao exato local onde parou, para que possa voltar à prova.
3. Caso um atleta saia do percurso oficial da prova, por qualquer motivo, o atleta pode ser transportado de volta ao local onde deixou o percurso, então continuar a pedalar. Se o erro for cometido por responsabilidade do ciclista, não haverá compensação de tempo. Caso o erro tenha sido causado pela organização (erro de orientação, ambigüidade de informações), o ciclista ou equipe será compensada de acordo. Entende - se por ambigüidade de informações aquelas em que haja incidência de dupla interpretação, se um número significativo de atletas assim o fizer, no trecho e/ou ocasião em particular.
4. Todo atleta deverá seguir obrigatoriamente pelo percurso que será amplamente divulgado pelos organizadores, dentro das normas do Código Nacional de Trânsito.
5. Atletas deverão utilizar um capacete próprio e aprovado pela organização do evento, afivelado, durante todo o percurso.
6. Os atletas deverão ter seus números de competição visíveis nos locais pré-determinados, o tempo todo.
7. As roupas utilizadas deverão ser apropriadas para a prática do ciclismo, porém a organização e reserva o direito de estar vetando qualquer tipo de roupa e/ou acessório que julgue inadequados pela falta de bom gosto ou apresentar um desenho ou palavras inadequadas. O atleta não poderá sob nenhuma hipótese competir com o torso descoberto ou nu.
8. A organização se reserva ao direito de vetar qualquer forma de divulgação, promoção, exibição de marcas e/ou logotipos de organizações, produtos e empresas que entrem em conflito com os interesses da organização do evento ou dos atuais patrocinadores e apoiadores do Desafio 24h. Se a equipe/solo tiver qualquer dúvida, consulte previamente a organização.
9. CONTINGÊNCIAS
Uma contingência do Desafio 24h significa uma conjuntura de eventos não planejados e/ou previstos. A organização do evento não pode ser responsabilizada por contingências que possam ocorrer, portanto não haverá compensações, correções e/ou deduções de tempo ao tempo total do ciclista/equipe.
Contingências incluem acidentes, congestionamentos, tempestades, ventos e outras ações da natureza, desvios, construções, obras e qualquer outro acontecimento semelhante.
10. O atleta não poderá receber nenhum tipo de empurrão ou puxada feitos por outra pessoa ou veículo. Porém, colegas de equipe podem puxar e/ou empurrar seu companheiro (ex. durante uma transição/revezamento). Não é permitido um atleta rebocar seu colega de equipe através de qualquer meio, que não as próprias mãos ou outra parte do corpo (ex. proibido amarrar uma corda nas duas bicicletas e prosseguir rebocando o outro).
11. O atleta pode finalizar a volta em curso com um pneu furado ou qualquer outro tipo de avaria, desde que a organização não julgue perigoso para o próprio ciclista ou qualquer outra pessoa durante o percurso. Neste caso o ciclista deverá desmontar e prosseguir carregando ou caminhando com sua bicicleta até que ela seja reparada ou substituída.
12. O atleta poderá prosseguir a pé pelo percurso do Desafio 24h, desde que sua bicicleta esteja presente (carregada, arrastada ou empurrada). Um atleta separado de sua bicicleta está proibido de prosseguir através do percurso da prova.
13. Um atleta não pode interferir e/ou impedir a progressão de outro atleta, sob hipótese de desclassificação.
14. Não é permitido pegar vácuo de qualquer veículo motorizado. Entende-se por pegar vácuo permanecer intencionalmente ou não há 5 metros ou menos atrás, 3 metros ou menos ao lado, de um veículo motorizado, por mais de 15 segundos. Esta regra será desprezada onde haja um grande fluxo de veículos no percurso, desde que as condições ofereçam um mínimo de segurança ao ciclista. ESTA REGRA DEVERÁ SER OBSERVADA, sob risco de desclassificação.
15. Os atletas devem obedecer e respeitar todas as regras e sinalizações de trânsito.
16. É proibido aos atletas enquanto pedalando (em movimento) estarem conectados a fios elétricos, tubos de oxigênio, a veículos e/ou pessoas. Receber qualquer tipo de assistência médica ou técnica contínua de veículos e/ou pessoas, também fica proibido.
17. A utilização de fones de ouvido para rádios, tocadores de música e telefones somente é permitida no ouvido direito. O fone da esquerda deve estar devidamente isolado (embrulhado, encapado) e guardado.
18. Andar lado a lado com um veículo da organização intencionalmente com maior freqüência, ou por períodos maiores que o necessário para questionamentos e/ou esclarecimentos, é proibido.
19. Os atletas deverão parar momentaneamente sempre que solicitados pela organização do evento para exames antidoping ou para fornecer entrevistas à imprensa oficial do evento. O tempo de cada parada será descontado ou aplicado a todas as equipes da mesma maneira.
20. As equipes devem estar acessíveis às equipes de filmagem durante o decorrer da prova. Porém o vácuo intencional de uma câmera de filmagem posicionada em um veículo é proibido, sob pena de desclassificação.
21. Embora não haja tempo limite para um atleta pedalar sem parar durante o percurso, caberá à organização impor uma parada imediata, seguida de um descanso obrigatório de 1 hora fora da bicicleta a qualquer ciclista que estiver apresentando sintomas de exaustão física e/ou privação do sono.
CASO UM CICLISTA CAIA DA BICICLETA, ESTEJA INCAPACITADO DE PEDALAR EM LINHA RETA, CRUZE SUBITAMENTE E INVOLUNTARIAMENTE A RUA/ESTRADA OU COLOQUE EM RISCO A VIDA OU INTEGRIDADE FÍSICA PRÓPRIA OU DE TERCEIROS, UMA PARADA OBRIGATÓRIA SERÁ IMPOSTA SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO.
REGRAS PARA AS EQUIPES/SOLOS
As regras dos ciclistas se aplicam a todos, onde cabível, porém há certas regras específicas para as equipes e ciclistas solo:
1. A equipes são definidas por 2,4, ou 6 ciclistas, que podem ser todos homens, todas mulheres ou compostas por pessoas de ambos os sexos.
Toda equipe com ao menos uma pessoa do sexo oposto será considerada mista, portanto enquadrada nessa categoria
2. Fica pré determinado que cada ciclista pedalará uma quantidade mínima de voltas, de acordo com a sua categoria, independente do sexo, conforme segue (válido somente para a prova de 24 horas - não há numero de voltas mínimas para a categoria 12 horas):
Solo: 25 voltas (325km)
Duplas: 15 voltas cada ciclista (195km)
Quartetos: 10 voltas cada ciclista (130km)
Sextetos: 6 voltas cada ciclista (78km)
As equipes que não cumprirem o número mínimo de voltas estabelecido para cada ciclista será desclassificada, poderá porém, concluir a prova.
3. As equipes devem percorrer o percurso proposto pelo Desafio 24h sob a forma de revezamento, nas proporções mínimas especificadas, de acordo com o seu próprio critério, salvo em situações de emergência ou contingência. As equipes que optarem podem parar por qualquer motivo (ex. descanso, problemas mecânicos, etc.), porém se não tiverem a intenção de retornarem à competição, deverão comunicar o diretor da prova.
As equipes que abandonarem a competição sem comunicar o Diretor Técnico estarão impedidas de participar de futuras edições.
4. Os ciclistas de uma mesma equipe serão identificados pelo mesmo número de competição.
5. Dois ou mais ciclistas de uma mesma equipe poderão pedalar juntos e se beneficiar do vácuo, salvo quando determinado pela organização.
6. No caso de dois ou mais ciclistas de mesma equipe iniciarem a volta, todos deverão obrigatoriamente pedalar todo o percurso e terminar juntos a volta, para que esta seja contabilizada.
7. Para concluir oficialmente o Desafio 24h, as equipes necessitam de apenas um ciclista. Caso um ou mais integrantes de uma equipe se acidente ou fique impossibilitado de continuar na prova, ele não poderá ser substituído. Neste caso o número mínimo de voltas estabelecido será revisto pela organização.
A categoria na qual a equipe se inscreve será a mesma à qual ela será classificada, não importando a quantidade de ciclistas que permanecerem até a conclusão de evento.
8. Caso um dos ciclistas de uma equipe não apresente condições temporárias de prosseguir na competição, ele poderá se ausentar para o tratamento, desde que com o conhecimento da organização. No caso de problemas físicos ou psicológicos, o atleta poderá ser avaliado pelo médico da prova.
9. Andar em grupo (pelotão) é uma atividade que requer habilidade e destreza. A organização do evento julga a atividade perigosa, portanto o impedimento temporário de uma situação de pelotão (vácuo) poderá ser imposta pela organização, sob as seguintes circunstâncias:
A. Um dos ciclistas cai em decorrência do toque entre rodas ou por algum objeto ou buraco na estrada.
B. A formação do pelotão causa congestionamento ou atrapalha o trânsito no local, que podem ser remediados por outras formas de se pedalar (ex. fila indiana)
C. Qualquer tipo de conduta que possa colocar em risco os ciclistas e/ou terceiros (ex. utilização do clip-on)
POR MOTIVOS DE SEGURANÇA FICA PROIBIDO A QUALQUER CICLISTA, DENTRO DA ZONA DE VÁCUO UTILIZAR O CLIP-ON, SUJEITO À PENALIZAÇÃO E/OU DESCLASSIFICAÇÃO.
10. Cada equipe deverá decidir o ritmo e à forma de conduzir o seu pelotão, desde que respeitando as regras do evento, Código Nacional de Trânsito, integridade física dos integrantes da equipe, outros competidores e de terceiros.
A organização do evento poderá interferir na forma de progressão do pelotão desde que julgue necessário (ex. formação perigosa).
11. Qualquer penalidade aplicada a um atleta, será extensiva à equipe inteira.
12. Uma vez que o objetivo do Desafio 24h é percorrer em forma de revezamento, a máxima distância dentro das vinte e quatro horas da prova, as trocas entre os ciclistas deverão acontecer sempre paradas, nas seguintes formas:
A. O dois ciclistas devem estar parados, com um dos pés no chão, para efetuar o passe do chip eletrônico, dentro da área estabelecida.
B. Em pelotão (mais de um atleta), todos devem estar parados, com um dos pés no chão, para que o chip seja passado e então o(s) ciclista(s) possam iniciar sua volta.
Uma troca feita em movimento será penalizada com a exclusão de um volta no total de voltas daquela equipe/solo; mesmo que posteriormente ao momento da infração, sem a necessidade de aviso prévio.
TODAS AS TROCAS DEVEM SER FEITAS DE MANEIRA SEGURA, SOB PENA DE ADVERTÊNCIA E/OU DESCLASSIFICAÇÃO IMPOSTA PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO.
13. Durante todo o percurso, é obrigação dos ciclistas pedalarem no acostamento do lado direito da estrada e/ou na faixa da direita, sempre.
É TERMINANTEMENTE PROIBIDO AOS CICLISTAS PEDALAREM NA FAIXA OU LADO ESQUERDO DAS RUAS/ ESTRADAS.
14. Fica proibido aos ciclistas xingar, agredir verbal e fisicamente, atentar contra o pudor ou agir de forma antiesportiva com qualquer pessoa, ligada ao evento ou não, em qualquer momento durante o evento, sob pena de advertência e/ou exclusão.
REGRAS PARA OS STAFFS
A pessoa de apoio ou staff é a pessoa que ativamente auxilia as equipes, os ciclistas, e os outros staffs de uma forma contínua durante o evento. Apesar de não ser obrigatório, é extremamente aconselhável possuir equipe de apoio (duas ou mais pessoas).
1. É obrigação de todos os staffs conhecer as regras e regulamentações do Desafio 24h.
2. A organização não pode se responsabilizar pelas atitudes dos staffs, apenas orientá-los; porém no caso de má conduta, caberá à organização adverti-los e/ou excluí-los da arena a qualquer hora.
3. Será designado pela própria equipe um staff que a representará exclusivamente perante a organização para esclarecer dúvidas, sugerir, reportar problemas ou qualquer outra informação à organização do evento.
No caso da não disponibilidade de um staff, caberá ao ciclista capitão tal função.
4. É responsabilidade dos staffs fornecer todo apoio necessário aos atletas de sua equipe.
5. Fica proibido a qualquer staff dar informações erradas a qualquer outro staff e/ou atleta.
6. Nenhum staff, ciclista, membro da organização, imprensa ou pessoa ligada de alguma forma ao evento, pode consumir qualquer tipo de bebida alcoólica, drogas ou outras substâncias controladas, inclusive maconha, durante a prova.
7. Se um staff deliberadamente violar ou tentar violar qualquer umas das regras com o intuito de auxiliar ou favorecer um atleta e/ou equipe, outros staffs têm a obrigação de deter aquele staff e corrigir a violação. Se o staff insistir em violar alguma regra, por qualquer razão, os outros staffs devem imediatamente reportar o problema à organização do evento. No caso da maioria dos staffs de uma mesma equipe estar violando as regras, um staff, um atleta ou outra pessoa ligada ao evento deverá reportar o problema à organização imediatamente. O staff que insistir em violar alguma regra será convidado a deixar a arena.
Os staffs têm a obrigação moral com as regras tanto quanto os atletas.
8. É obrigação dos próprios staffs e/ou ciclistas certificar-se de que outros staffs estão seguindo as determinações da organização do evento.
9. É obrigação do próprio staff se hidratar, alimentar, descansar e cuidar da sua saúde, e integridade física.
10. Veículos de apoio ao longo do percurso são proibidos.
11. A segurança dos atletas, staff, membros da organização e pessoas ao longo do percurso deve ser a única preocupação para qualquer um ligado ao evento. No caso de qualquer emergência onde uma vida humana esteja em risco, todas atenções devem ser direcionadas à pessoa. Caso uma ou mais equipes, percam tempo auxiliando em uma situação de emergência, o diretor da prova determinará o ajuste correto em decorrência da perda de tempo. Se for verificado que a situação não era de emergência, não haverá ajustes de tempo para a(s) equipe(s).
12. Fica proibido aos staffs e pessoas ligadas ao evento xingar, agredir verbal e fisicamente, atentar contra o pudor ou agir de forma antiesportiva com qualquer pessoa, ligada ao evento ou não, em qualquer momento durante o evento, sob pena de advertência e/ou exclusão.
DURANTE A NOITE
1. Estejam alerta para sinais de fadiga extrema por falta de sono. Pedalar durante a noite requer muita atenção, nossas estradas são muito perigosas e à noite os veículos abusam na velocidade e imprudências. Portanto ao menor sintoma de sono extremo, o ciclista deverá descansar ou ser substituído imediatamente. À noite os ciclistas devem ter sua atenção redobrada, principalmente nos cruzamentos e durante as trocas. É obrigação dos próprios ciclistas estarem alerta e avisar aos outros ciclistas à frente sobre um eventual perigo (ex. veículo parado, animal na pista, caminhão em alta velocidade ou trafegando muito próximo do acostamento). Pedalar à noite requer reações mais rápidas uma vez que a visão é limitada ao facho de luz da bicicleta, portanto os ciclistas devem estar preparados para enfrentar turnos à noite, cumprindo com seus turnos de descanso.
2. É obrigação dos ciclistas interferir o menos possível no fluxo das estradas e vias públicas. Portanto atenção quando não houver acostamento para não bloquear a passagem dos demais veículos. Haja com prudência e atenção, visando sua própria segurança e de terceiros ao longo do percurso.
3. Durante a noite, a partir das 17:30 horas até as 05:30 horas, as bicicletas devem obrigatoriamente estar equipadas com uma luz frontal (visível a no mínimo 100 metros de distância) de funcionamento contínuo (não estroboscópica), e uma luz traseira contínua (não estroboscópica), de cor vermelha, visível a uma distância mínima de 150 metros, em funcionamento, que seja aprovada pela organização, durante todo o percurso.
É obrigação das equipes se certificar de que as luzes estejam funcionando, durante todo o percurso.
4. Durante a noite também é recomendável aos ciclistas utilizarem um colete refletivo, colocado sobre o dorso, durante todo o percurso.
5. Na eventualidade de uma parada ou queda, O CICLISTA DEVE O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL DEIXAR A PISTA.
PENALIDADES
As regras aqui estabelecidas visam a integridade das pessoas envolvidas, o bom andamento da prova e o convívio harmonioso entre todos, para a conclusão do evento com a máxima segurança.
Qualquer ciclista, staff, membro da organização ou pessoa envolvida no evento que violar ou tentar violar uma ou mais regras aqui propostas, estará sujeito às penalidades.
1. O diretor de prova tem a autoridade para advertir ou mesmo excluir qualquer pessoa do evento.
2. Qualquer violação cometida por um ciclista e/ou staff, será extensiva à sua equipe.
3. Caberá ao diretor de prova decidir se a infração ou tentativa deverá ser punida com uma advertência, penalidade ou exclusão.
4. Serão toleradas no máximo 3 advertências, infrações ou tentativas por equipe; na quarta a equipe será excluída.
5. Fica estabelecido que as penalidades serão aplicadas na forma do cancelamento de voltas, e poderão ser cumulativas.
A retirada de uma ou mais voltas poderá ocorrer sem que nenhuma advertência tenha sido aplicada.
6. A organização avisará ao ciclista ou staff capitão assim que a penalidade for aplicada à equipe.
7. Não haverá penalidades de tempo.
8. Infrações consideradas graves e/ou gravíssimas, em especial as que envolvem a segurança de qualquer pessoa ligada ao evento e/ ou terceiros, poderão ser punidas com a exclusão da equipe do infrator. A organização não se responsabilizará pela equipe excluída. Fica proibido à equipe excluída acompanhar de qualquer forma o decorrer do evento, mesmo que por seus próprios meios.
9. Como as situações em um evento deste porte são inúmeras, a organização da prova se guarda o direito de estar criando novas regras e penalidades. Pode ainda cancelar algumas regras e penalidades aqui descritas, se necessário, antes ou durante a prova, somente sob extrema necessidade onde a situação em questão não fora prevista nestas regras.
BICICLETAS
1. Bicicletas precisam possuir 2 rodas, ser movidas exclusivamente pela força humana.
Motores ou outros meios de propulsão não serão permitidos.
2. O comprimento máximo permitido é de 2,10 metros; a largura máxima é de 75 cm. Uma bicicleta de competição padrão ou uma bicicleta estilo reclinada estão dentro destas medidas.
3. Será permitido aos ciclistas utilizar mais de uma bicicleta. Poderão ser levadas partes sobressalentes durante o percurso.
4. Rodas fechadas, aerodinâmicas, com raios de composite e coberturas são permitidas. Não serão permitidos pesos instalados em rodas lenticulares.
6. O Desafio 24h se reserva ao direito de vetar qualquer equipamento e/ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento.
POLÍCIA
O Desafio 24h acontecerá em estradas, avenidas e ruas públicas, e a organização recebeu autorização para utilizá-las.
Nada nas regras do Desafio 24h anula ou supera a autoridade da polícia local, militar e rodoviária federal.
No caso do atleta ser parado por um oficial, explique o que está acontecendo e comunique a organização da prova imediatamente.
Boa sorte a todos !