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segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Regras - versão 04/10/2008

INTRODUÇÃO

É de responsabilidade dos participantes do Desafio 24h de ciclismo ler cuidadosamente este regulamento, e esclarecer quaisquer dúvidas durante o simpósio técnico antes da prova. O não cumprimento de qualquer regra deste regulamento por qualquer pessoa envolvida no evento, atleta ou staff, será devidamente punido e/ou desclassificado.
A idade mínima para participar do Desafio 24h é 16 anos para equipes de 4 e 6 participantes; e 18 anos para as categorias solo e duplas - completos no dia do evento. Menores de 18 anos deverão apresentar autorização por escrito dos pais ou responsável.


TEMPO E CONTAGEM OFICIAL DA PROVA

O cronômetro da prova será acionado na largada e não será desligado até a vigésima quarta hora completa, salvo quando pré-determinado pela organização e/ou por motivos de força maior, quando julgados pela organização.
As voltas realizadas por cada equipe somente serão contadas se forem percorridas completamente pelo ciclista. Haverá postos de controle ao longo do percurso.
Ao término de 24:00’00” horas, a equipe que tiver concluído o maior número de voltas de sua categoria, será considerada vencedora. No caso de duas ou mais equipes dentro da mesma categoria possuírem o mesmo número de voltas completas, será válida a ordem de chegada dos respectivos ciclistas na primeira passagem pela linha de chegada, após o término das 24 horas.


REGRAS PARA OS CICLISTAS

1. Todo competidor deve ser autônomo, não é permitido qualquer tipo de apoio dentro do percurso, exceto por pessoas da organização.
2. Qualquer atleta progredir no percurso desacompanhado de uma bicicleta, ou dentro de algum veículo, oficial ou não, está sujeito à imediata desclassificação, salvo em ocasiões especiais e de extrema necessidade, desde que aprovadas pelo diretor de prova e/ou membro da equipe organizadora. Neste caso o atleta deverá ser transportado de volta ao exato local onde parou, para que possa voltar à prova.
3. Caso um atleta saia do percurso oficial da prova, por qualquer motivo, o atleta pode ser transportado de volta ao local onde deixou o percurso, então continuar a pedalar. Se o erro for cometido por responsabilidade do ciclista, não haverá compensação de tempo. Caso o erro tenha sido causado pela organização (erro de orientação, ambigüidade de informações), o ciclista ou equipe será compensada de acordo. Entende - se por ambigüidade de informações aquelas em que haja incidência de dupla interpretação, se um número significativo de atletas assim o fizer, no trecho e/ou ocasião em particular.
4. Todo atleta deverá seguir obrigatoriamente pelo percurso que será amplamente divulgado pelos organizadores, dentro das normas do Código Nacional de Trânsito.
5. Atletas deverão utilizar um capacete próprio e aprovado pela organização do evento, afivelado, durante todo o percurso.
6. Os atletas deverão ter seus números de competição visíveis nos locais pré-determinados, o tempo todo.
7. As roupas utilizadas deverão ser apropriadas para a prática do ciclismo, porém a organização e reserva o direito de estar vetando qualquer tipo de roupa e/ou acessório que julgue inadequados pela falta de bom gosto ou apresentar um desenho ou palavras inadequadas. O atleta não poderá sob nenhuma hipótese competir com o torso descoberto ou nu.
8. A organização se reserva ao direito de vetar qualquer forma de divulgação, promoção, exibição de marcas e/ou logotipos de organizações, produtos e empresas que entrem em conflito com os interesses da organização do evento ou dos atuais patrocinadores e apoiadores do Desafio 24h. Se a equipe/solo tiver qualquer dúvida, consulte previamente a organização.
9. CONTINGÊNCIAS
Uma contingência do Desafio 24h significa uma conjuntura de eventos não planejados e/ou previstos. A organização do evento não pode ser responsabilizada por contingências que possam ocorrer, portanto não haverá compensações, correções e/ou deduções de tempo ao tempo total do ciclista/equipe.
Contingências incluem acidentes, congestionamentos, tempestades, ventos e outras ações da natureza, desvios, construções, obras e qualquer outro acontecimento semelhante.
10. O atleta não poderá receber nenhum tipo de empurrão ou puxada feitos por outra pessoa ou veículo. Porém, colegas de equipe podem puxar e/ou empurrar seu companheiro (ex. durante uma transição/revezamento). Não é permitido um atleta rebocar seu colega de equipe através de qualquer meio, que não as próprias mãos ou outra parte do corpo (ex. proibido amarrar uma corda nas duas bicicletas e prosseguir rebocando o outro).
11. O atleta pode finalizar a volta em curso com um pneu furado ou qualquer outro tipo de avaria, desde que a organização não julgue perigoso para o próprio ciclista ou qualquer outra pessoa durante o percurso. Neste caso o ciclista deverá desmontar e prosseguir carregando ou caminhando com sua bicicleta até que ela seja reparada ou substituída.
12. O atleta poderá prosseguir a pé pelo percurso do Desafio 24h, desde que sua bicicleta esteja presente (carregada, arrastada ou empurrada). Um atleta separado de sua bicicleta está proibido de prosseguir através do percurso da prova.
13. Um atleta não pode interferir e/ou impedir a progressão de outro atleta, sob hipótese de desclassificação.
14. Não é permitido pegar vácuo de qualquer veículo motorizado. Entende-se por pegar vácuo permanecer intencionalmente ou não há 5 metros ou menos atrás, 3 metros ou menos ao lado, de um veículo motorizado, por mais de 15 segundos. Esta regra será desprezada onde haja um grande fluxo de veículos no percurso, desde que as condições ofereçam um mínimo de segurança ao ciclista. ESTA REGRA DEVERÁ SER OBSERVADA, sob risco de desclassificação.
15. Os atletas devem obedecer e respeitar todas as regras e sinalizações de trânsito.
16. É proibido aos atletas enquanto pedalando (em movimento) estarem conectados a fios elétricos, tubos de oxigênio, a veículos e/ou pessoas. Receber qualquer tipo de assistência médica ou técnica contínua de veículos e/ou pessoas, também fica proibido.
17. A utilização de fones de ouvido para rádios, tocadores de música e telefones somente é permitida no ouvido direito. O fone da esquerda deve estar devidamente isolado (embrulhado, encapado) e guardado.
18. Andar lado a lado com um veículo da organização intencionalmente com maior freqüência, ou por períodos maiores que o necessário para questionamentos e/ou esclarecimentos, é proibido.
19. Os atletas deverão parar momentaneamente sempre que solicitados pela organização do evento para exames antidoping ou para fornecer entrevistas à imprensa oficial do evento. O tempo de cada parada será descontado ou aplicado a todas as equipes da mesma maneira.
20. As equipes devem estar acessíveis às equipes de filmagem durante o decorrer da prova. Porém o vácuo intencional de uma câmera de filmagem posicionada em um veículo é proibido, sob pena de desclassificação.
21. Embora não haja tempo limite para um atleta pedalar sem parar durante o percurso, caberá à organização impor uma parada imediata, seguida de um descanso obrigatório de 1 hora fora da bicicleta a qualquer ciclista que estiver apresentando sintomas de exaustão física e/ou privação do sono.
CASO UM CICLISTA CAIA DA BICICLETA, ESTEJA INCAPACITADO DE PEDALAR EM LINHA RETA, CRUZE SUBITAMENTE E INVOLUNTARIAMENTE A RUA/ESTRADA OU COLOQUE EM RISCO A VIDA OU INTEGRIDADE FÍSICA PRÓPRIA OU DE TERCEIROS, UMA PARADA OBRIGATÓRIA SERÁ IMPOSTA SOB PENA DE DESCLASSIFICAÇÃO.


REGRAS PARA AS EQUIPES/SOLOS

As regras dos ciclistas se aplicam a todos, onde cabível, porém há certas regras específicas para as equipes e ciclistas solo:

1. A equipes são definidas por 2,4, ou 6 ciclistas, que podem ser todos homens, todas mulheres ou compostas por pessoas de ambos os sexos.
Toda equipe com ao menos uma pessoa do sexo oposto será considerada mista, portanto enquadrada nessa categoria
2. Fica pré determinado que cada ciclista pedalará uma quantidade mínima de voltas, de acordo com a sua categoria, independente do sexo, conforme segue (válido somente para a prova de 24 horas - não há numero de voltas mínimas para a categoria 12 horas):

Solo: 25 voltas (325km)
Duplas: 15 voltas cada ciclista (195km)
Quartetos: 10 voltas cada ciclista (130km)
Sextetos: 6 voltas cada ciclista (78km)

As equipes que não cumprirem o número mínimo de voltas estabelecido para cada ciclista será desclassificada, poderá porém, concluir a prova.
3. As equipes devem percorrer o percurso proposto pelo Desafio 24h sob a forma de revezamento, nas proporções mínimas especificadas, de acordo com o seu próprio critério, salvo em situações de emergência ou contingência. As equipes que optarem podem parar por qualquer motivo (ex. descanso, problemas mecânicos, etc.), porém se não tiverem a intenção de retornarem à competição, deverão comunicar o diretor da prova.
As equipes que abandonarem a competição sem comunicar o Diretor Técnico estarão impedidas de participar de futuras edições.
4. Os ciclistas de uma mesma equipe serão identificados pelo mesmo número de competição.
5. Dois ou mais ciclistas de uma mesma equipe poderão pedalar juntos e se beneficiar do vácuo, salvo quando determinado pela organização.
6. No caso de dois ou mais ciclistas de mesma equipe iniciarem a volta, todos deverão obrigatoriamente pedalar todo o percurso e terminar juntos a volta, para que esta seja contabilizada.
7. Para concluir oficialmente o Desafio 24h, as equipes necessitam de apenas um ciclista. Caso um ou mais integrantes de uma equipe se acidente ou fique impossibilitado de continuar na prova, ele não poderá ser substituído. Neste caso o número mínimo de voltas estabelecido será revisto pela organização.
A categoria na qual a equipe se inscreve será a mesma à qual ela será classificada, não importando a quantidade de ciclistas que permanecerem até a conclusão de evento.
8. Caso um dos ciclistas de uma equipe não apresente condições temporárias de prosseguir na competição, ele poderá se ausentar para o tratamento, desde que com o conhecimento da organização. No caso de problemas físicos ou psicológicos, o atleta poderá ser avaliado pelo médico da prova.
9. Andar em grupo (pelotão) é uma atividade que requer habilidade e destreza. A organização do evento julga a atividade perigosa, portanto o impedimento temporário de uma situação de pelotão (vácuo) poderá ser imposta pela organização, sob as seguintes circunstâncias:
A. Um dos ciclistas cai em decorrência do toque entre rodas ou por algum objeto ou buraco na estrada.
B. A formação do pelotão causa congestionamento ou atrapalha o trânsito no local, que podem ser remediados por outras formas de se pedalar (ex. fila indiana)
C. Qualquer tipo de conduta que possa colocar em risco os ciclistas e/ou terceiros (ex. utilização do clip-on)
POR MOTIVOS DE SEGURANÇA FICA PROIBIDO A QUALQUER CICLISTA, DENTRO DA ZONA DE VÁCUO UTILIZAR O CLIP-ON, SUJEITO À PENALIZAÇÃO E/OU DESCLASSIFICAÇÃO.
10. Cada equipe deverá decidir o ritmo e à forma de conduzir o seu pelotão, desde que respeitando as regras do evento, Código Nacional de Trânsito, integridade física dos integrantes da equipe, outros competidores e de terceiros.
A organização do evento poderá interferir na forma de progressão do pelotão desde que julgue necessário (ex. formação perigosa).
11. Qualquer penalidade aplicada a um atleta, será extensiva à equipe inteira.
12. Uma vez que o objetivo do Desafio 24h é percorrer em forma de revezamento, a máxima distância dentro das vinte e quatro horas da prova, as trocas entre os ciclistas deverão acontecer sempre paradas, nas seguintes formas:
A. O dois ciclistas devem estar parados, com um dos pés no chão, para efetuar o passe do chip eletrônico, dentro da área estabelecida.
B. Em pelotão (mais de um atleta), todos devem estar parados, com um dos pés no chão, para que o chip seja passado e então o(s) ciclista(s) possam iniciar sua volta.
Uma troca feita em movimento será penalizada com a exclusão de um volta no total de voltas daquela equipe/solo; mesmo que posteriormente ao momento da infração, sem a necessidade de aviso prévio.
TODAS AS TROCAS DEVEM SER FEITAS DE MANEIRA SEGURA, SOB PENA DE ADVERTÊNCIA E/OU DESCLASSIFICAÇÃO IMPOSTA PELA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO.
13. Durante todo o percurso, é obrigação dos ciclistas pedalarem no acostamento do lado direito da estrada e/ou na faixa da direita, sempre.
É TERMINANTEMENTE PROIBIDO AOS CICLISTAS PEDALAREM NA FAIXA OU LADO ESQUERDO DAS RUAS/ ESTRADAS.
14. Fica proibido aos ciclistas xingar, agredir verbal e fisicamente, atentar contra o pudor ou agir de forma antiesportiva com qualquer pessoa, ligada ao evento ou não, em qualquer momento durante o evento, sob pena de advertência e/ou exclusão.


REGRAS PARA OS STAFFS

A pessoa de apoio ou staff é a pessoa que ativamente auxilia as equipes, os ciclistas, e os outros staffs de uma forma contínua durante o evento. Apesar de não ser obrigatório, é extremamente aconselhável possuir equipe de apoio (duas ou mais pessoas).
1. É obrigação de todos os staffs conhecer as regras e regulamentações do Desafio 24h.
2. A organização não pode se responsabilizar pelas atitudes dos staffs, apenas orientá-los; porém no caso de má conduta, caberá à organização adverti-los e/ou excluí-los da arena a qualquer hora.
3. Será designado pela própria equipe um staff que a representará exclusivamente perante a organização para esclarecer dúvidas, sugerir, reportar problemas ou qualquer outra informação à organização do evento.
No caso da não disponibilidade de um staff, caberá ao ciclista capitão tal função.
4. É responsabilidade dos staffs fornecer todo apoio necessário aos atletas de sua equipe.
5. Fica proibido a qualquer staff dar informações erradas a qualquer outro staff e/ou atleta.
6. Nenhum staff, ciclista, membro da organização, imprensa ou pessoa ligada de alguma forma ao evento, pode consumir qualquer tipo de bebida alcoólica, drogas ou outras substâncias controladas, inclusive maconha, durante a prova.
7. Se um staff deliberadamente violar ou tentar violar qualquer umas das regras com o intuito de auxiliar ou favorecer um atleta e/ou equipe, outros staffs têm a obrigação de deter aquele staff e corrigir a violação. Se o staff insistir em violar alguma regra, por qualquer razão, os outros staffs devem imediatamente reportar o problema à organização do evento. No caso da maioria dos staffs de uma mesma equipe estar violando as regras, um staff, um atleta ou outra pessoa ligada ao evento deverá reportar o problema à organização imediatamente. O staff que insistir em violar alguma regra será convidado a deixar a arena.
Os staffs têm a obrigação moral com as regras tanto quanto os atletas.
8. É obrigação dos próprios staffs e/ou ciclistas certificar-se de que outros staffs estão seguindo as determinações da organização do evento.
9. É obrigação do próprio staff se hidratar, alimentar, descansar e cuidar da sua saúde, e integridade física.
10. Veículos de apoio ao longo do percurso são proibidos.
11. A segurança dos atletas, staff, membros da organização e pessoas ao longo do percurso deve ser a única preocupação para qualquer um ligado ao evento. No caso de qualquer emergência onde uma vida humana esteja em risco, todas atenções devem ser direcionadas à pessoa. Caso uma ou mais equipes, percam tempo auxiliando em uma situação de emergência, o diretor da prova determinará o ajuste correto em decorrência da perda de tempo. Se for verificado que a situação não era de emergência, não haverá ajustes de tempo para a(s) equipe(s).
12. Fica proibido aos staffs e pessoas ligadas ao evento xingar, agredir verbal e fisicamente, atentar contra o pudor ou agir de forma antiesportiva com qualquer pessoa, ligada ao evento ou não, em qualquer momento durante o evento, sob pena de advertência e/ou exclusão.


DURANTE A NOITE

1. Estejam alerta para sinais de fadiga extrema por falta de sono. Pedalar durante a noite requer muita atenção, nossas estradas são muito perigosas e à noite os veículos abusam na velocidade e imprudências. Portanto ao menor sintoma de sono extremo, o ciclista deverá descansar ou ser substituído imediatamente. À noite os ciclistas devem ter sua atenção redobrada, principalmente nos cruzamentos e durante as trocas. É obrigação dos próprios ciclistas estarem alerta e avisar aos outros ciclistas à frente sobre um eventual perigo (ex. veículo parado, animal na pista, caminhão em alta velocidade ou trafegando muito próximo do acostamento). Pedalar à noite requer reações mais rápidas uma vez que a visão é limitada ao facho de luz da bicicleta, portanto os ciclistas devem estar preparados para enfrentar turnos à noite, cumprindo com seus turnos de descanso.
2. É obrigação dos ciclistas interferir o menos possível no fluxo das estradas e vias públicas. Portanto atenção quando não houver acostamento para não bloquear a passagem dos demais veículos. Haja com prudência e atenção, visando sua própria segurança e de terceiros ao longo do percurso.
3. Durante a noite, a partir das 17:30 horas até as 05:30 horas, as bicicletas devem obrigatoriamente estar equipadas com uma luz frontal (visível a no mínimo 100 metros de distância) de funcionamento contínuo (não estroboscópica), e uma luz traseira contínua (não estroboscópica), de cor vermelha, visível a uma distância mínima de 150 metros, em funcionamento, que seja aprovada pela organização, durante todo o percurso.
É obrigação das equipes se certificar de que as luzes estejam funcionando, durante todo o percurso.
4. Durante a noite também é recomendável aos ciclistas utilizarem um colete refletivo, colocado sobre o dorso, durante todo o percurso.
5. Na eventualidade de uma parada ou queda, O CICLISTA DEVE O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL DEIXAR A PISTA.


PENALIDADES

As regras aqui estabelecidas visam a integridade das pessoas envolvidas, o bom andamento da prova e o convívio harmonioso entre todos, para a conclusão do evento com a máxima segurança.
Qualquer ciclista, staff, membro da organização ou pessoa envolvida no evento que violar ou tentar violar uma ou mais regras aqui propostas, estará sujeito às penalidades.
1. O diretor de prova tem a autoridade para advertir ou mesmo excluir qualquer pessoa do evento.
2. Qualquer violação cometida por um ciclista e/ou staff, será extensiva à sua equipe.
3. Caberá ao diretor de prova decidir se a infração ou tentativa deverá ser punida com uma advertência, penalidade ou exclusão.
4. Serão toleradas no máximo 3 advertências, infrações ou tentativas por equipe; na quarta a equipe será excluída.
5. Fica estabelecido que as penalidades serão aplicadas na forma do cancelamento de voltas, e poderão ser cumulativas.
A retirada de uma ou mais voltas poderá ocorrer sem que nenhuma advertência tenha sido aplicada.
6. A organização avisará ao ciclista ou staff capitão assim que a penalidade for aplicada à equipe.
7. Não haverá penalidades de tempo.
8. Infrações consideradas graves e/ou gravíssimas, em especial as que envolvem a segurança de qualquer pessoa ligada ao evento e/ ou terceiros, poderão ser punidas com a exclusão da equipe do infrator. A organização não se responsabilizará pela equipe excluída. Fica proibido à equipe excluída acompanhar de qualquer forma o decorrer do evento, mesmo que por seus próprios meios.
9. Como as situações em um evento deste porte são inúmeras, a organização da prova se guarda o direito de estar criando novas regras e penalidades. Pode ainda cancelar algumas regras e penalidades aqui descritas, se necessário, antes ou durante a prova, somente sob extrema necessidade onde a situação em questão não fora prevista nestas regras.


BICICLETAS

1. Bicicletas precisam possuir 2 rodas, ser movidas exclusivamente pela força humana.
Motores ou outros meios de propulsão não serão permitidos.
2. O comprimento máximo permitido é de 2,10 metros; a largura máxima é de 75 cm. Uma bicicleta de competição padrão ou uma bicicleta estilo reclinada estão dentro destas medidas.
3. Será permitido aos ciclistas utilizar mais de uma bicicleta. Poderão ser levadas partes sobressalentes durante o percurso.
4. Rodas fechadas, aerodinâmicas, com raios de composite e coberturas são permitidas. Não serão permitidos pesos instalados em rodas lenticulares.
6. O Desafio 24h se reserva ao direito de vetar qualquer equipamento e/ou acessório que julgue inadequado para a utilização no evento.


POLÍCIA

O Desafio 24h acontecerá em estradas, avenidas e ruas públicas, e a organização recebeu autorização para utilizá-las.
Nada nas regras do Desafio 24h anula ou supera a autoridade da polícia local, militar e rodoviária federal.
No caso do atleta ser parado por um oficial, explique o que está acontecendo e comunique a organização da prova imediatamente.

Boa sorte a todos !

Imprensa

Logotipos

aguarde!

Releases

SEXTA EDIÇÃO DESAFIO 24 HORAS DE CICLISMO EM PORTO DAS DUNAS, CEARÁ.
DIAS 15 e 16 DE NOVEMBRO DE 2008.
A sexta edição do maior desafio do ciclismo Brasileiro já tem data marcada. Durante um dia inteiro os competidores se revezarão no percurso paradisíaco no Beach Park Resort.

Um novo desafio está lançado! Depois da consagração com a quinta edição do evento em 2007, com a participação de mais de trezentos ciclistas, vem aí o Desafio 24 horas 2008.
A partir do dia 15 de novembro, cerca de 500 ciclistas permanecerão 24 horas pedalando num percurso de ida e volta com cerca de 13 km. O paradisíaco cenário do Porto das Dunas, a 16 quilômetros da capital Cearense é o pano de fundo desta aventura única no país. Pelo segundo ano o Desafio 24h faz parte da Copa do Mundo de ciclismo de ultra distância e é seletiva para Race Across America, famosa competição de ciclismo que atravessa os Estados Unidos de costa a costa. A prova é homologada internacionalmente pela Ultra Marathon Cycling Association.
Os competidores podem optar por diversas categorias: individual ou solo, em equipes masculinas, femininas, mistas e máster - de 2, 4 ou 6 ciclistas, que se revezam durante as 24 horas da prova a fim de percorrer a maior distância. A categoria alternativa 12 horas abre espaço para iniciantes e amantes do ciclismo que desejam uma prova light.
A largada será às 8 horas do sábado, dia 15 de novembro, em frente ao Beach Park Resort (www.beachpark.com.br), com término às 8 horas do domingo, dia 15, no mesmo local.
Este promete ser mais um final de semana de muito sol e vento. Muitos momentos de superação e emoções fortes serão vividas pelos competidores!
Nesta época do ano em Porto das Dunas os fortes ventos são constantes, enquanto o calor oscila entre os 24° e 37°C. O asfalto impecável garante a tranqüilidade dos competidores e o relevo ondulado torna a estratégia das equipes um fator crucial para encarar o Desafio. A temida ladeira do Beach Park desafia a habilidade e força dos ciclistas logo no primeiro quilômetro de cada volta.
Este ano a organização promete melhorar ainda mais excelente estrutura já oferecida nos anos anteriores. Uma arena será montada em frente ao Beach Park Resort, onde permanecerão as equipes e público. Haverá lanchonete, oficina mecânica, loja de bicicleta, abastecimento de água e gelo, coleta seletiva de lixo para reciclagem além de diversas atrações.
Para a segurança total dos participantes o percurso será totalmente fechado ao tráfego de veículos. Ainda será obrigatório a utilização de adesivos refletivos nas bicicletas além das luzes dianteira e traseira durante a noite. A lua cheia promete um visual magnífico da olra e dunas mesmo durante a noite. Todo competidor deve ser autônomo e não será permitido qualquer tipo de apoio no percurso.
Haverá ambulâncias no local, ambulatório e segurança ao longo de todo o percurso, que será fechado à circulação de automóveis exclusivamente para a competição.
A cronometragem por chip eletrônico garantirá aos participantes a precisão na contagem das voltas e uma apuração instantânea.
Aos competidores que quebrarem os recordes do percurso, no evento 24 horas, serão oferecidos R$ 20.000,00 em prêmios. Todos os competidores que finalizarem a competição recebem exclusivas medalhas de participação.
Ano passado a presença de expoentes do esporte nacional e internacional deu ainda mais credibilidade ao Desafio 24h, mostrando que um evento deste porte possui um grande potencial de participantes e público. Cláudio Clarindo, Leandro Macedo, Armando Barcelos entre outros aprovaram o evento e seus desafios. O ciclista profissional radicado na Europa Luciano Pagliarini (release adicional) já confirmou novamente a sua presença no evento deste ano, bem como a lenda do ciclismo de ultra distância, o americano Rob Kish (release adicional)
Equipes de fora do estado e estrangeiras contarão com uma estrutura total para a sua participação no Desafio 24h. A organização providencia todo conforto para as equipes e seus familiares, desde alimentação especial até passeios turísticos.
A organização reservará um local próprio para a transição dos ciclistas durante a prova, além de disponibilizar uma área coberta onde as equipes deverão montar sua própria estrutura de apoio.
Os competidores poderão utilizar qualquer tipo de bicicleta desde que em acordo com as normas estabelecidas pela Confederação Brasileira de Ciclismo. Todos os competidores receberão camiseta e medalha exclusiva.

O Desafio 24h é um evento inédito no país desde a primeira edição em 2003. Idealizado por José Filho e Michel Bögli, o Desafio 24h foi inspirado na tradicional Race Across America (www.raceacrossamerica.org). Considerada o evento esportivo mais difícil do mundo, a dupla brasileira formada por Zé Filho e Michel sagrou-se campeã em 2001 ao percorrer os 4800km através do continente norte-americano em 7 dias e 55 minutos.
Ambos experientes ciclistas, José Filho foi campeão Cearense de triatlon entre 88 e 95 e participou da RAAM nos anos de 2001 e 2004. José Filho é diretor da 77 Eventos, organizadora de eventos de expressão nacional como o Fortal e o festival Ceará Music, ambos em Fortaleza.
Michel Bögli foi triatleta profissional entre 89 e 97, participou da RAAM nos anos de 94,95,97,01 e 2004, da primeira edição do Extra Distance em 2002, entre Fortaleza e São Paulo e das edições do Extra Distance 800k em 2003 e 2004. No início de 2008 Michel e Zé Filho participaram da Cape Epic, competição de mountain bike que percorre mais de 950km na África do Sul.
Michel é diretor da Stark Assessoria Esportiva (www.starkonline.com.br)

Inscrições devem ser efetuadas através do site www.ativo.com.

Para obtenção de releases, fotos, regulamento, perfil altimétrico do percurso, relação de inscritos e outras informações acesse o site oficial do Desafio 24h www.desafio24h.com.br.

O Desafio 24 Horas 2008 tem o patrocínio do Beach Park Resort e apoio da Servis Segurança, Prefeitura Municipal de Aquiraz e Dert.


Videos 2006

Sobre o Desafio

Percurso

A competição acontece num percurso de 13km, que permanence fechado ao tráfego de veículos durante as 24 horas de prova.

As condições do asfalto são perfeitas, garantindo aos ciclistas segurança total durante o dia e a noite. O relevo, porém, não deixa dúvidas a respeito do nome da prova. Totalmente ondulado, sem trechos planos, o percurso de 13 km (ida e volta) segue paralelo à praia, com subidas e descidas leves e longas ao longo do percurso. O desafio maior que o percurso impõe aos participantes é a temida subida do Beach Park. Inevitável, a subida exige atenção e marchas adequadas (25 ou 27 dentes na catraca), pois apesar de curta (200 metros) é bastante íngreme e se situa antes do primeiro quilometro do percurso.

Nesta época do ano em Porto das Dunas os fortes ventos são constantes, enquanto o calor oscila entre os 24°C durante a noite e 37°C no início da tarde. À noite, a lua cheia proporcionará aos competidores uma visão especial da praia, dunas e o mar. A largada será às 8 horas do sábado em frente ao Beach Park Resort, com término às 8 horas do domingo no mesmo local. Para a prova alternativa 12 horas, a largada acontecerá também às 8 horas e a chegada será às 20 horas, no mesmo local.

Cronograma

14 de novembro - Sexta feira

15h às 17h - Retirada de kits e entrega dos atestados médicos (Centro de Convenções Beach Park)
17h às 18h - Simpósio técnico (Centro de Convenções)
18:30h às 21h – jantar de boas vindas

15 de novembro - Sábado
7:30h - Apresentação das Equipes - presença obrigatória na área da largada.
8h - Largada
20h - Chegada categoria alternativa 12h

16 de novembro – Domingo

8h - Chegada.
12h - Almoço e cerimônia de premiação (Restaurante Beach Gourmet)

Categorias

O Desafio 24h conta com diversas categorias, o que o torna acessível literalmente para qualquer pessoa.
Apesar de contar com a categoria solo (inaugurada somente em 2005), o espírito do Desafio 24h são as equipes de 2, 4 e 6 ciclistas. Os participantes podem optar em utilizar bicicletas de ciclismo ou mountain bike. As equipes podem ser mistas (um integrante do sexo oposto), masculinas ou femininas. Há também a categoria Master. Nesta categoria entram as equipes (duplas, quartetos e sextetos) em que cada competidor tenha no mínimo 40 anos.

A categoria alternativa 12 horas é exclusiva para quartetos. Ela porem será única. Uma ótima oportunidade aqueles que desejam experimentar o Desafio pela primeira vez, sem enfrentar a noite.

Premiação

Todas as equipes que concluírem o Desafio 24h receberão medalhas exclusivas.

Serão premiadas com medalhas especiais as três primeiras equipes de cada categoria no evento 24 horas (solo masc. e fem./ duplas, quartetos e sextetos masculinos, femininos e mistos e master).

Serão distribuídos R$ 20.000,00 aos competidores da prova 24h, que estabelecerem novos recordes das categorias masculinas e femininas (exceto categorias mistas), na seguinte proporção:

- R$ 2000,00 solo
- R$ 3000,00 duplas
- R$ 4000,00 quartetos

Uma premiação EXTRA de R$ 1000,00 será oferecida ao homem e mulher com a melhor volta da competição (neste caso o competidor deverá concluir oficialmente o Desafio 24h).

Inscrições

As inscrições do Desafio 24h são limitadas e devem ser feitas através do site ativo.com.

A equipe somente será considerada inscrita após apresentar um atestado medico que comprove suas condições físicas para participar do Desafio 24h. Este atestado deve conter o nome completo do participante (legível), mencionar a participação no evento, conter data e carimbo com CRM do médico.

Até dia 15/10 => R$ 180,00 por competidor
De 15/10 a 30/10 => R$ 220,00 por competidor

Está incluido na inscrição:

- Kit de competição (camiseta oficial Desafio 24h Bransk, número de competição, kit de adesivos refletivos para bicicleta, sacola nylon e brindes dos patrocinadores).
- Tenda de 5 x 5 metros por equipe* com geladeira, 20lt de água por ciclista, gelo, cadeiras e mesa, ponto de luz 220V e luz.
(haverá uma área exclusiva para todos os compeitdoes da categoria solo, com todas as amenidades acima mencionadas)

Pacotes Especiais

A fim de proporcionar a melhor experiência possível aos competidores de fora do estado, elaboramos pacotes completos de hospedagem no Beach Park Resort ou Beach Park Acqua Resort, que incluem:

- 1 camisa ciclismo oficial do Desafio 24h.
- 1 kit foto/DVD.
- Acesso livre e ilimitado à tenda de massagem.
- Serviço mecânico pré, durante e pós prova.
- diárias com meia pensão.
- entrada livre para o Acqua Park.

Equipamentos obrigatórios (por equipe)

– Uma bicicleta em boas condições e revisada.
– Um capacete em ótimo estado de casco rígido e afivelado durante todo o percurso.
– Uma luz branca dianteira (lanterna comum ou luz de cabeça) e uma luz vermelha traseira por equipe. Embora aconselhemos duas de cada para o caso de defeitos ou quebra.
– Fita adesiva refletiva no garfo dianteiro e traseiro, pedivelas e rodas, capacete e sapatilhas (ou tênis). A fita deve ser colada de modo a ser vista tanto de frente como de trás da bicicleta. Cada pedaço de fita refletiva deve ter no mínimo 15 cm de comprimento por 1 cm de largura. Apenas no capacete e sapatilhas (ou tênis) a fita deve ser colada somente na parte de trás (calcanhares).

Confira aqui uma lista de itens que podem ser muito úteis durante o Desafio 24h. Adicione ou altere essa lista de acordo com o que cada um dos participantes tem como gosto ou necessidade pessoal.

Equipamentos sugeridos por equipe:

- Luvas e óculos
- Isopor (coolers) com bastante gelo
- Colete refletivo
- Fogareiro de camping e garrafa térmica
- Lanterna
- No mínimo um staff

Alimentação

A maioria dos ciclistas consome entre 250 e 500 calorias/hora, o que requer a ingestão constante de líquidos e de sólidos. Haverá oportunidade de fazer refeições no Beach Park Hotel durante a prova e comprar lanches na Arena, porém recomenda-se levar o que se pretende consumir principalmente entre as principais refeições. O ciclista deverá estar familiarizado com suas preferências e sempre ter comida pronta à sua disposição. O que cai bem no meio da noite nem sempre será ideal para o calor do meio do dia. Lembre-se que este ano a prova começa às 8 da manhã.

Sugestão de alimentos:

- Massas semi-prontas ou prontas (Cup Noodles ou similares).
- Sanduíches de pães não integrais (queijos leves, peito de peru, presunto sem gordura, cream cheese).
- Atum em lata ou em saquinhos.
- Batatas cozidas.
- Peito de frango grelhado.
- Pães doces.
- Frutas (banana, maça, tangerina, uva, melancia, etc).
- Frutas secas.
- Isotônicos.
- Sucos de frutas.
- Novomilke, Sustagem e similares.

Hidratação

Estabeleça uma meta de tomar pelo menos uma caramanhola grande (750ml) de líquido por hora. Às vezes pode ser necessário até 3 vezes esta quantidade para vencer o calor. Dê preferência para isotônicos, que devem estar sempre bem gelados para uma melhor absorção. Preste atenção aos sintomas do seu organismo.

Suplementos

Cada ciclista deve ter sua própria orientação com relação à suplementação individual recomendada por um nutricionista, porém seguem algumas sugestões básicas: barras energéticas, carboidrato em gel, maltodextrina em pó, Endurox R4, Mighty One, Myoplex entre outros. Consulte antes um nutricionista de sua confiança.

Farmácia

Haverá um ambulatório montado na Arena para atender a qualquer necessidade. Sugerimos, porém, trazer um kit básico com: protetor solar fator proteção máxima, protetor labial, óleo de massagem, sabão, kit primeiros socorros, talco, anti-sépticos, pomadas para o alívio das dores musculares, toalhas umedecidas (Baby Wipes), bolsa de gelo, termômetro e uma variedade pessoal de medicamentos como Aspirina, Advil, Ponstan, Tylenol, antiácidos, antidiarréicos, etc.

Para cuidar ou prevenir as assaduras utilize Hypoglós, Vaselina, talco ou pomadas anestésicas.

Não experimente nenhum produto ou medicamento novo durante a prova, é uma péssima hora para descobrir alergias e reações adversas.

Peças de reposição

Teremos uma oficina mecânica durante as 24 horas do evento, montada na Arena. Porém devido à grande variedade de peças e produtos utilizados, há chances de não haver peças de reposição para o seu equipamento. Portanto se você possui alguma peça que não seja comum, providencie alternativas. Manter seus equipamentos em bom estado de conservação e fazer uma revisão geral antes da competição pode lhe prevenir contra algumas falhas no equipamento. Aprenda a trocar um pneu com agilidade, isto pode lhe ajudar bastante. Muitos ciclistas optam por ter bicicleta reserva e um par de rodas reserva. No percurso não será permitido o apoio logístico no caso de problemas mecânicos ou mesmo um simples pneu furado.

Roupas

Traga roupas próprias de ciclismo. Roupas devem ser de cores claras (facilitando a visibilidade à noite) leves e apropriadas para o clima quente de Fortaleza, mas lembre-se que durante a noite a queda da temperatura pode dar a sensação de frio, portanto traga um agasalho leve. Não se esqueça de uma capa de chuva e alguns pares de meia e luvas confortáveis.

Recordes do Desafio 24h

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