Patrocínio

Apoio

Realização

Inscrições

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Triatleta olímpico Juraci Moreira é destaque no Desafio 24 Horas


Melhor latino-americano no triathlon dos Jogos Olímpicos de Beijing, o paranaense Juraci Moreira (Club Social/ Amil/ Fecomércio Sesc Senac PR/ Speedo) será um dos destaques no 6º Desafio 24 horas neste final de semana. Já treinando para a temporada 2009, ele atuará num quarteto, na prova de 12 horas, junto com o ciclista Márcio May, também com experiência olímpica.

“Essa prova faz parte do meu treinamento, que já iniciei para 2009 e após este evento volto a competir no Sesc Triathlon Porto Alegre, no dia 30. Vou competir no Ceará como atleta convidado e espero pedalar forte. Será um bom teste, por causa do calor e do vento forte, além de muita gente boa na disputa”, afirmou Juraci, que na próxima temporada terá como prioridade as provas no Brasil.
Logo em janeiro, defenderá o título no Fast Triathlon, prova especial da Rede Globo. Outra atenção será para o 19º Troféu Brasil de Triathlon. Neste ano, ele disputou duas provas do circuito, sendo o vencedor em Goiânia e o vice na 5ª etapa, em Santos. Ainda em solo nacional, faturou o pentacampeonato no Sesc Triathlon de Caiobá, no Paraná, e foi o terceiro no Ironman 70.3, em Penha, Santa Catarina.
Aos 29 anos de idade, Juraci Moreira participou de três olimpíadas e para cada uma delas tatuou nos braços os símbolos da edição dos Jogos – Sydney, Atenas e Beijing. Na China, mesmo sendo convocado apenas um mês antes da prova, ele competiu bem, nadou e pedalou no pelotão da frente (chegando a passar uma das voltas em segundo lugar no pedal), garantindo o 26º lugar, para ser o melhor latino-americano da modalidade.
Na carreira, tem importantes resultados. No ano passado foi bronze no Pan Rio 2007, após um grande exemplo de superação, ao vencer uma lesão. Começou no triathlon aos 15 anos de idade, inicialmente pelo aquathlon. Em 98, aos 19 anos, foi o primeiro júnior a vencer o Campeonato Brasileiro Adulto, competição que venceu outras quatro vezes.
Também tem no currículo o título do Troféu Brasil, o ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2006, na Argentina, e a prata em 2002, no Rio de Janeiro. Nesta temporada, garantiu pódios de destaque. Logo no dia 6 de janeiro foi o vencedor da Copa Continental Viña Del Mar, no Chile, a prova de abertura do Circuito Mundial de Triathlon. Na sequência, foi o terceiro lugar na Copa Continental La Paz, na Argentina.

Santista Cláudio Clarindo busca o tri no 6º Desafio 24 horas


Bicampeão em 2005 e 2006 e terceiro colocado no ano passado, o santista Cláudio Clarindo (A Tribuna/ Specialized/ Farmácia Sais da Terra) busca uma nova vitória no 6º Desafio 24 Horas de Ciclismo, nestes sábado e domingo (dias 15 e 16), em Porto das Dunas, município de Aquiraz, vizinho a Fortaleza/CE. Preparando-se para enfrentar novamente a Race Across America (RAAM), a maior prova de endurance do Mundo, nos Estados Unidos, em 2009, ele espera contar com a experiência para uma nova conquista cearense na categoria solo (individual).

“Posso visualizar melhor as minhas estratégias, pois uma prova de longa distância é decidida por pequenas ações você toma e que refletirão no final do percurso. O perigo de extrapolar e não completar as 24 horas é presente a todo o momento. É preciso acertar sempre, para não pagar um preço alto no final da prova”, afirmou Clarindo, que divulgará boletins sobre a sua atuação em seu site, o www.clarindo.com, a cada duas horas.

A prova será disputada num percurso de 13 km e, entre os grandes rivais, estará o norte-americano Rob Kish, um dos maiores nomes de todos os tempos no ultra-ciclismo mundial. Em 2006, Clarindo venceu com 615 km pedalados. No ano seguinte, o bi foi conquistado com 607 km.

Junto ao tri, a expectativa é aprimorar os treinos para a RAAM 2009, prova que atravessa os Estados Unidos, com cerca de 5 mil km ininterruptos da costa oeste à leste. “Estou buscando parceiros para esta nova empreitada. Quero representar mais uma vez o meu País, só que agora de uma maneira mais profissional”, relatou o ciclista de 31 anos de idade.

AÇÃO SOCIAL - Na disputa do final de semana, ele iniciará uma ação especial, que se estenderá na RAAM, aproveitando a sua imagem de força, para difundir uma causa social. A idéia é tentar levantar recursos para ajudar na manutenção e melhoria do atendimento às crianças carentes portadores de fissuras lábio-palatinas (lábio-leporino).

“Conheço de perto a Fundação Galileo, que desenvolve um trabalho sensacional e aproveitarei as provas para promover o Centro de Tratamento de Malformações Craniofaciais Mário Covas, que realiza um trabalho em Santos com alcance para toda a Baixada Santista”, revelou.

Há dois dias da largada....

Falta pouco para o grande dia, e aos poucos a Vila de Porto das Dunas recebe os participantes.
Chegaram ontem ao Beach Park a dupla suiça formada pelo casal Patrick e Katrin; o italiano Fabio Biasiolo e a holandesa radicada no Canadá, Caroline Van De Bulk.
A primeira impressão dos gringos é excelente. Elogios às condições do asfalto e beleza do percurso.
O vento ainda não mostrou toda a sua potência nestes dois últimos dias, porém já causa um pouco de preocupação nos experientes ciclistas.
Luciano Pagliarini, Rogério Pacheco e Murilo Fischer já chegaram a Fortaleza também. Hoje devem reconhecer o percurso.
Murilo Fischer fará hoje sua palestra (veja notícia postada no blog), vale à pena conferir.
O americano Rob Kish chega hoje assim como as Equipe Grupo Pão de Açúcar Bike Team de São Paulo e Fernando Nabuco, do quarteto master.
Amanhã haverá a entrega dos atestados médicos, kits e logo após o simpósio técnico aos atletas (obrigatório). Após será oferecido um jantar de massas PETYBON aos atletas e acompanhantes.
A compra de ticketes para os acompanhantes será feita no próprio Restaurante Beach Grill.

 
Patrocínio

Apoio

Realização

Inscrições