Patrocínio

Apoio

Realização

Inscrições

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Chega ao fim mais uma edição do Desafio 24h

Pelo quinto ano consecutivo, a prova pioneira no país, acontece de maneira memorável.

A começar pelo número de participantes, 203 no total. 155 deles na prova de 24 horas, mesmo número do ano passado, destes, 21 solos, isso mesmo, vinte e um competidores decidiram desafiar todos os limites e enfrentaram sozinhos o Desafio 24h. A elite nacional da categoria esteve presente, incluindo aí duas bravas mulheres, Alziane Diógenes (CE) e Paula Fernandes (SP). Acompanha-las durante o evento foi algo excepcional, vê-las lutando contra o vento, subidas e calor foi inspirador. Paula levou a melhor, desbancando o favoritismo da Cearense, que prometeu a revanche.

Novamente a presença da lenda Rob Kish, três vezes campeão e recordista da RAAM, deixou todos admirados e apreensivos. Será que o gringo desbancaria o bi-campeão Cláudio Clarindo (SP)? Depois de um problema mecânico em 2006, que custou ao Americano mais de uma hora, a expectativa de todos era de que haveria uma acirrada disputa na categoria mais difícil do Desafio 24h.

Por outro lado o Cearense Anderson Lira, os atletas radicados no Ceará, Diogo Porto e Wagner Comodoro, se somaram a Rogério Pacheco (MG) e Roberto Menescal (DF) na luta pelo grande título. Além deles outros corajosos ciclistas se alinharam na largada com um propósito bem claro: concluir o Desafio 24h 2007.

Após um início em ritmo alucinante os ciclistas foram se estudando e colocando em prática suas estratégias. O vento e o forte calor surpreenderam aos competidores de fora, como sempre. A disputa foi grande e a liderança foi se alternando à medida que as horas avançavam.

Os atletas locais sempre bem posicionados, porém o Mineiro Rogério Pacheco, vencedor do Desafio Ultra Distance em dezembro passado, assumiu a liderança com uma boa margem. A opção de manter um ritmo constante e sem paradas ainda prevaleceu, deixando o caminho livre para Rogério vencer a quinta edição do Desafio 24h, seguido do Gaúcho radicado no Ceará, Diogo Porto, que fez uma prova surpreendente conseguindo o vice-campeonato e Cláudio Clarindo na 3ª posição.

O título de única seletiva Sul-Americana para o RAAM garante a Rogério Pacheco e Paula Fernandes a tão cobiçada vaga.

A decepção ficou novamente por conta de Rob Kish, que no final da noite, quando mantinha o quinta colocação, teve o quadro de titânio da sua Airborne Manhattan Project quebrado no “chainstay”. Mais uma vez a dura subida do Beach Park cobrou seu preço do Americano, visivelmente desapontado e exausto. Fim de prova para ele.

Após uma noite atipicamente escura, os primeiros raios de sol empolgaram os que pedalavam. Então as coisas melhoraram um pouco juntamente com o ritmo a cada volta. O cansaço é superado pela excitação das últimas voltas, do sentimento de dever cumprido. E bem cumprido!

Nas duplas, categoria das mais difíceis devido ao pouco tempo de descanso, a dupla de Maranguape levou a melhor, vencendo como em 2006. A dupla deveria agora enfrentar o desafio na categoria solo, tamanha a competência dos atletas.

A categoria mais veloz da história do Desafio 24h, os quartetos, sempre gera expetativa. Ver o quarteto tri campeão pedalando é sempre empolgante. Este ano, porém, a disputa com a equipe Schincariol/Subway/Peugeot prometiua mais emoção ainda. O que aconteceu de fato.

As duas equipes disputaram metro a metro a liderança da prova até que a equipe desafiante conseguiu abrir uma volta da equipe Reebok/SportLife. Mesmo assim a disputa foi grande, o que se mostrou no estado em que os ciclistas deixavam a pista. Completamente exauridos.

Os sextetos lotaram as tendas de apoio com super estruturas e bastante animação.
Rafael Leitão inscreveu o maior número de equipes e claro, levou a melhor. No pódio, quase sempre havia uma equipe Zona Alvo. Parabéns a todos os esforçados e dedicados atletas do grupo.

A nova categoria 12 horas, com o expressivo número de 48 inscritos, se mostrou uma excelente alternativa aos iniciantes ou aqueles que não se sentem confortáveis com a pedalada noturna.

Muita gente se inscreveu de última hora, inclusive equipes de fora do estado, que é claro adoraram, apesar do forte vento e calor enfrentados. O astral de correr uma prova como esta num local privilegiado como o Beach Park é realmente marcante.

Recorde de inscritos, recorde nas duas categorias mais disputadas, SOLOS e QUARTETOS masculinos.

Rogério Pacheco com 47 voltas (45 no ano anterior, com Clarindo) e a ultra veloz Schincariol/Subway/Peugeot, quarteto formado pelas feras Morcegão, Roshler, Andrio e José com incríveis 69 voltas (67 em 2006, com a Reebok/SportLife). Nas outras categorias os recordes permanecem, aguardamos muita disputa em 2008.

Com certeza recorde também para o vento que derrubou, quebrou e rasgou o que era possível.

Ao final o saldo que fica é de uma prova em que todos atingiram suas metas, independente da categoria ou das dificuldades. A segurança garantida pelo fechamento do percurso e pela Servis Segurança deixou os competidores focados apenas nas pedaladas.

Nosso desafio é conseguir evoluir a cada ano, colocando o ciclista sempre como prioridade, para garantir a melhor experiência possível a todas as equipes.

Esperamos superar as expectativas também em 2008.
Bons treinos e até a próxima.

Desafio 24h 2007 foi patrocinado pelo Beach Park Suites Resort, Agua Mineral Schincariol, Gol Linhas Aéreas e Governo do Estado do Ceará.
Contou com o apoio de Subway - Eat Fresh!, Peugeot Montserrat, Gatorade, Petybon e Energético Burn.
Organizacão 77 Eventos e Stark Assessoria Esportiva

 
Patrocínio

Apoio

Realização

Inscrições